TOMADA DE DECISÕES: geração de alternativas.
- Jaíne Lopes
- 28 de out. de 2022
- 1 min de leitura

Você empreendedor já se pegou pensando em um problema sem saber como solucioná-lo? Ou melhor, sem alternativas para tomada de decisões? Nos acompanhe!
Existem procedimentos que consistem na geração de alternativas para soluções uma vez que o problema já foi diagnosticado, através de técnicas que estimulam a criatividade - tendo em vista que, muitas das vezes não há alternativas de resolução.
Esses dois recursos são chamados de Brainstorming, “tempestades de ideias”, e o Brainwriting, “tempestades de ideias escritas”.
O Brainstorming é uma interação verbal entre a equipe de trabalho – onde elas dão sugestão para resolver o problema sem qualquer julgamento ou reação de outro membro. Esses dois princípios consistem na expressão sem receio de críticas. Com isso, ideias são geradas e associadas, tornando possível a criação de outras novas ideias e assegurando grande quantidade de alternativas.
E quando esgotadas, o processo é interrompido permitindo ao gestor a possibilidade de filtrá-las e, finalmente, avaliá-las e criticá-las para a solução do problema.
Já o Brainwriting, possui a mesma intenção, porém as ideias são escritas, sem comunicação verbal. A equipe anota as ideias e sugestões em um papel e, logo em seguida, esse papel é trocado entre os participantes permitindo acrescentar outras por meio da associação de ideias.
Ambos os procedimentos, após as diversas ideias produzidas, devem ser analisados e ponderados com as vantagens e desvantagens de cada uma para a correta tomada de decisão.
Contribuímos para o seu conhecimento? Escreva para nós (contato@transformacontabilidade.com.br)!!!
Comments