Indicadores de Endividamento
- Jaíne Lopes
- 15 de fev. de 2023
- 1 min de leitura

Você sabe o que significa? Confira! Os Indicadores de Endividamento medem a composição do capital da empresa, analisando o endividamento e a origem dos capitais investidos, tendo-se a Garantia do Capital Próprio (GCP) e a Composição do Endividamento (CE):
A Garantia do Capital Próprio (GCP) mede quanto há de capital próprio para garantir o capital de terceiros, expressando qual a porcentagem do ativo total financiado com recursos próprios. É dado pela fórmula:
GCP = Patrimônio Líquido * 100
Passivo Total
Quanto maior este índice melhor, pois demonstra que a empresa é mais sólida e suas obrigações com terceiros tem uma representatividade menor.
A Composição de Endividamento (CE) mostra a proporção do endividamento a curto prazo. Sendo realizada pela fórmula:
CE = Passivo Circulante * 100
Passivo Total
Se a composição do endividamento apresentar significativa concentração no Passivo Circulante (curto Prazo), a empresa poderá ter reais dificuldades num momento de reversão de mercado (o que não aconteceria se as dívidas estivessem concentradas no Longo Prazo).
A proporção favorável seria de maior participação de dívidas a Longo Prazo, favorecendo à empresa tempo maior para gerar recursos que amortizarão seus compromissos. Portanto as empresas devem procurar concentrar suas dívidas, em grande parte, com endividamento de longo prazo, pois num momento de crise terá tempo para fazer um novo planejamento da sua situação financeira.
Contribuímos para o seu conhecimento? Escreva para nós (contato@transformacontabilidade.com.br)!!!