Indicadores de Liquidez
- Jaíne Lopes
- 1 de fev. de 2023
- 2 min de leitura

Com as informações do Balanço Patrimonial, podemos fazer várias análises por indicadores dentro da empresa, quer saber como? Nos acompanhe! Indicadores de Liquidez
Os indicadores de Liquidez servem para medir a capacidade da empresa de pagar suas dívidas, cumprindo suas obrigações assumidas com terceiros.
Os Índices de Liquidez são utilizados para avaliar a capacidade de pagamento, isto é, constituem uma apreciação sobre se a empresa tem capacidade para quitar seus compromissos. Essa capacidade de pagamento pode ser avaliada, considerando: longo prazo, curto prazo ou prazo imediato.
Ela pode ser dividida pela Liquidez Corrente (LC), Liquidez Seca (LS) e Liquidez Geral (LG):
A Liquidez Corrente (LC) indica quanto a empresa poderá dispor em recursos de curto prazo para honrar suas dívidas também a curto prazo. “Quanto maior a liquidez corrente mais alta se apresenta a capacidade da empresa em financiar suas necessidades de capital de giro”. Este indicador é encontrado pela seguinte fórmula:
LC = Ativo Circulante
Passivo Circulante
Para a análise deste índice de maneira geral, se o valor for superior a R$ 1,00, significa que o capital de giro da empresa é positivo; se for menor, conclui-se que seu capital de giro é negativo, ou seja, o ativo circulante é menor do que o passivo circulante.
A Liquidez Seca (LS), indica quanto a empresa possui em disponibilidades, aplicações financeiras a curto prazo e duplicatas a receber, para fazer face a seu passivo circulante. É um índice mais conservador, pois elimina o valor dos estoques, demonstrando que caso a empresa sofresse uma paralisação das vendas ou se o estoque se tornasse obsoleto, quais seriam as chances de pagar suas dívidas com o disponível e duplicatas a receber. Ele é encontrado pela fórmula abaixo:
LS = Ativo Circulante – Estoques
Passivo Circulante
A sua análise segue o mesmo raciocínio da LC, quanto maior melhor.
A Liquidez Geral (LG), serve para detectar a saúde financeira a curto e longo prazo da empresa, indicando quanto a empresa possui de Ativo Circulante e Realizável em Longo Prazo para cada R$ 1,00 de dívida total, sendo ela utilizada como uma medida de segurança financeira da empresa a longo prazo, revelando sua capacidade de assumir todos os compromissos. Sendo avaliado pela fórmula:
LG = Ativo Circulante + Realizável a LP
Passivo Circulante + Exigível a LP
A interpretação do índice de liquidez geral é no sentido de quanto maior, melhor, mantidos constantes os demais fatores. Com a análise desse indicador, entende-se que, se a empresa fosse parar suas atividades naquele momento, deveria pagar suas dívidas com seu disponível mais seus realizáveis, sem precisar envolver o ativo permanente.
Contribuímos para o seu conhecimento? Escreva para nós (contato@transformacontabilidade.com.br)!!!
Comentários