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Custo, volume e lucro: ponto de equilíbrio

  • Foto do escritor: Jaíne Lopes
    Jaíne Lopes
  • 12 de ago. de 2022
  • 3 min de leitura

A relação custo-volume-lucro, que tem finalidade de calcular o equilíbrio entre a receita e despesa, principalmente, por estar atrelada a maximização do lucro.

No contexto empresarial, administradores se deparam diariamente na realização de atividades cotidianas, que englobam compra, venda, recebimento, investimento, produção, abertura de mercado, contratação de funcionários entre outros, que dependem de informações sobre o custo e retorno de cada produto.

Ainda mais, saber a quantidade necessária de vendas para suprir os gastos e obter lucro tornou-se imprescindível para tomada de decisões. Vale dizer que a importância do cálculo se torna útil, também, para o planejamento de produção – quantidade a ser produzida. Essa informação sobre a necessidade mínima de vendas é designada como ponto de equilíbrio.

Para ter os números em mãos, é importante saber o custo total da organização, e, para isso, é necessário realizar a somatória dos custos fixos e variáveis. Como mostra a figura abaixo.


Figura: Ponto de Equilíbrio

Fonte: SANTOS, Joel José dos. Formação do Preço e do Lucro: custos marginais para formação de preços referenciais. 4. ed., rev. e ampl. São Paulo: Atlas, 1995.


Para calcular o ponto de equilíbrio, é importante saber a distinção de despesas fixas e despesas variáveis. Também é necessário definir o que é margem de contribuição que pode ser conhecida como “contribuição para cobrir o custo fixo e proporcionar o lucro”, “contribuição para o lucro”, “saldo marginal” e “lucro do produto”.

Essa margem se dá através da dedução do custo e das despesas variáveis do preço de venda do produto. Utiliza-se como exemplo o preço do produto de R$ 2.000,00 e o custo variável de R$ 800,00, para isso, a margem de contribuição foi de R$ 1.200,00 que é para pagar os custos e despesas fixas, e formar corretamente o preço, e obter o lucro.

Dessa forma, com a margem de contribuição definida, pode-se calcular diferentes pontos que equilíbrio. Importante reforçar que esse cálculo determina a quantidade mínima de venda para que a organização não tenha prejuízo e atenda às expectativas da organização.

Este ponto de equilíbrio contábil consiste na divisão dos custos e despesas fixas (CDF) pela Margem de Contribuição unitária (MCU):


PECu = CDF ÷ MCu

Onde:

PECu = Ponto de equilíbrio em unidades/Contábil.

CDF = Custo Fixo + Despesa Fixa

MCu = Margem de Contribuição Unitária (preço de venda – custos e despesas variáveis)

Outro nível de venda poderá ser definido para o retorno de lucro desejado, Ponto de Equilíbrio Econômico (PEE). Para isso, é realizada a somatória dos custos e despesas fixas (CDF) com o retorno desejado, dividido pela Margem de Contribuição unitária (MCU), sendo:


PEEu = (CDF + L) ÷ MCu

Onde:

PEEu = Ponto de equilíbrio econômico em unidades

CDF = Custo Fixo + Despesa Fixa

L = Lucro

MCu = Margem de Contribuição Unitária (preço de venda – custos e despesas variáveis)


Também poderão ser calculados outros dois Pontos de Equilíbrio Financeiro (PEF). O primeiro determina a quantidade mínima de produtos a serem vendidos para atender às necessidades operacionais e o segundo além destas também os recursos para pagamento de empréstimos e financiamentos.

  • Ponto de Equilíbrio Financeiro 1:

PEF1u = (CDF – D) ÷ MCu

Onde:

PEF1u = Ponto de equilíbrio financeiro (1) em unidades

CDF = Custo Fixo + Despesa Fixa

D = Depreciação, Amortização e Exaustão

MCu = Margem de Contribuição Unitária (preço de venda – custos e despesas variáveis)


  • Ponto de Equilíbrio Financeiro 2:

PEF2u = (CDF – D + E) ÷ MCu

Onde:

PEF2u = Ponto de equilíbrio financeiro (2) em unidades

CDF = Custo Fixo + Despesa Fixa

D = Depreciação

E = Empréstimos e financiamentos

MCu = Margem de Contribuição Unitária (preço de venda – custos e despesas variáveis)


Estes cálculos fazem parte das diversas estratégias que podem auxiliar na tomada de decisões, principalmente, quanto à definição do preço. Possibilita também auxiliar na elaboração de relatórios que amparem no gerenciamento e o alcance dos objetivos esperados, observando-se as peculiaridades que abarcam cada empresa e seu processo produtivo.


Fonte: Transforma Soluções Contábeis

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